Vamos esclarecer algumas coisas...
É comum aparecerem pessoas dizendo que não gostam da escolha do nome Vicente de Carvalho para denominar o distrito que fica na área conhecida também como Itapema.
O ponto mais polêmico desse ranço, fica por conta de uma falsa afirmação, quando dizem que o Poeta do Mar nunca morou na Ilha de Santo Amaro.
Vicente de Carvalho morou sim em Guarujá. Aliais, o seu avô Coronel Botelho, foi proprietário do sitio do botelho, que ocupava boa parte da encosta oeste do Morro Guarujá-guaçu (hoje Morro do Botelho). Para quem ainda não identificou o local, é lá que ainda existe o casarão mais antigo da nossa ilha, onde está a Fundação Casa.
Em 1893 Vicente de Carvalho era muito citado nos jornais paulistas e cariocas. Durante o ataque de alguns navios revoltosos contra a Fortaleza da barra, evento conhecido como "A revolta da armada ", o poeta enviou várias correspondências aos jornais mais importantes do brasil, detalhando o episódio ocorrido.
Nesta pequena nota publicada no jornal O Estado de São Paulo, existe a informação que atesta a residência de Carvalho em nossa cidade.
O nome itapema tem uma importância histórica incontestável, entretanto, em 1953 vários Itapemenses estavam no grupo que apoiou a indicação do nome de Vicente de Carvalho com o proposito de fazer uma bela homenagem póstuma ao grande Poeta do Mar, que havia falecido em 1924.
Comments